A AEL - ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAFÕES ESTÁ A SELECIONAR EMPRESAS

PARA PARTICIPAR NO PROGRAMA QIPME 2020 2º Ciclo

Gerido pelo Organismo Intermédio CEC/CCIC, o Programa de Formação-Ação QI PME 2020 é co-financiado pelo FSE e enquadra-se na Prioridade de Investimento (PI) 8.5 do Eixo III do domínio da Competitividade e Internacionalização do Portugal 2020. Mais especificamente, é desenvolvido na modalidade Projetos Conjuntos do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização das PME, do COMPETE 2020.

I - OBJETIVOS
Tem como objetivo específico intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:
  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas,
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação,
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:
Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

II - EMPRESAS DESTINATÁRIAS
O projeto promovido pela AEL tem como entidades beneficiárias as Micro, Pequenas e Médias Empresas dos setores da Indústria, Transportes e Construção localizadas na região NUT II Centro.

III - PRINCIPAIS VANTAGENS

•  Elaboração de um diagnóstico e plano de ação;
•  Apoio na execução do plano de ação focado nas 2 Áreas Temáticas a seguir descritas;
•  Consultoria individualizada na empresa, independentemente da dimensão da empresa;
•  Formação à medida para gestores e colaboradores

IV - ÁREAS TEMÁTICAS A INTERVENCIONAR

ECONOMIA DIGITAL
Objetivos gerais:
Pretende-se com esta temática que as PME, evoluam na adoção de tecnologias digitais, que permitam mudanças disruptivas nos seus modelos de negócio, tornando-as mais eficientes, melhorando a produtividade e reduzindo custos económicos e de contexto, o que implica, também, uma mudança de mentalidade e cultura corporativa, nomeadamente na relação entre cliente e fornecedor.

Linhas orientadoras:
Desenvolvimento de redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços no mercado; criação e/ ou adequação dos modelos de negócios com vista à inserção da PME na economia digital; presença na web; introdução de sistemas de informação aplicados a novos métodos de distribuição e logística.

Público-alvo:
Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. É dirigido essencialmente àquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos, pretendam ser intervencionadas, entre outras, as áreas de sensibilização aos empresários e
trabalhadores para a importância digital e para a incorporação tecnológica nos modelos de negócio, de desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, de canais, produtos ou segmentos de cliente, de desenho, implementação ou otimização de plataformas web.

GESTÃO DA INOVAÇÃO
Objetivos gerais:
Na inovação visa-se a procura de soluções novas ou significativamente melhoradas ao nível de processos, produtos, organização ou marketing que permitam às PME reforçar a sua posição competitiva e melhorar o seu desempenho ou níveis de conhecimento.

Linhas orientadoras:
Desenvolver competências nas áreas de gestão da inovação, métodos de estímulo à criatividade e design thinking, construção de planos de inovação ou de desenvolvimento de novo produto/serviço ou negócio.

Público-alvo:
Esta temática é dirigida a micro, pequenas e médias empresas produtoras de bens e serviços transacionáveis e/ou internacionalizáveis ou que contribuam para a cadeia de valor dos mesmos. É dirigido essencialmente àquelas empresas que, cumprindo os requisitos definidos na regulamentação aplicável, pretendam desenvolver competências nas áreas de gestão da
inovação, numa lógica de intraempreendedorismo e de partilha interempresarial de experiências.

V - MODELO DE INTERVENÇÃO

Duração do Projeto (Previsão): 18 meses

FICHA DE PRÉ-ADESÃO

FOLHETO QI PME 2020 - AEL

Para mais informações sobre este projeto, é favor contactar a AEL, através dos seguintes contactos:
AEL - R. Dr. Gil Cabral 13, 3670-236 Vouzela
Tel: 232 740 024| Email: geral@ael.pt

QIPME 2020 | 2º Ciclo