Em termos de funcionalidade a nova app está dividida em quatro áreas principais:
- Obrigações, onde os promotores vão poder consultar as próximas obrigações dos seus projetos, sincronizando-as com o calendário dos seus dispositivos móveis;
- Projetos, onde se encontram listados todos os projetos em curso da empresa associados à app, bem como a indicação de quais os projetos por associar. Esta área permite ainda o acompanhamento da execução temporal e financeira dos projetos, o acesso a legislação específica de cada projeto e a consulta de todos os pedidos de pagamento submetidos.
- Mensagens, um canal direto de comunicação entre o gestor de projeto do IAPMEI e a empresa;
- Avisos, onde constam avisos automáticos, por empresa e por projeto, que remetem para o conteúdo correspondente.
A aplicação IAPMEI+ está disponível na Google Play Store e na App Store da Apple:
Para além da app, o IAPMEI lança também um conjunto de vídeos tutoriais sobre a apresentação de candidaturas e gestão de projetos Portugal 2020, com vista à melhoria das práticas nesta área.
O IAPMEI está ainda a desenvolver uma consulta pública junto das empresas para recolha de eventuais propostas e sugestões de simplificação no acesso aos fundos europeus no próximo quadro comunitário.
De acordo com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI, «o lançamento desta aplicação e de vários instrumentos de simplificação para a gestão dos projetos de incentivos, vem facilitar o acesso das empresas à informação e permite um diálogo entre os clientes e o IAPMEI mais fácil, mais amigável, mais rápido e mais eficiente».
«Esta nova ferramenta permite simplificar os processos e vem facilitar o acesso a informação nesse contexto», conclui.
